quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pisos diferentes em harmonia com o ambiente

Eliminou a parede que separava os ambientes e os pisos ficaram diferentes? Veja como garantir a integração das áreas sem gastar muito.



Foi dada a largada para a reforma dos seus sonhos. Para ampliar os ambientes, sala e cozinha não terão mais divisórias. Mas o que fazer quando a parede que delimitava as áreas sai de cena e deixa suas marcas no chão.
O contrapiso ficará aparente e será preciso escolher algum material para revestir essa área.


Neste caso resolveram o problema dos pisos diferentes da varanda e da sala com uma soleira
 

Resolver esse problema com uma soleira é uma boa saída. Assim, não notamos o desnível. Mas é importante colocá-la a 5 mm acima do piso para facilitar a limpeza. Além dos materiais originais, ladrilhos hidráulicos, granitos, porcelanatos e mármores também são indicados para essa tarefa. O material escolhido deve estar em sintonia com as propostas dos cômodos.

Evite colocar soleiras com uma tonalidade conflitante com a dos pisos originais. Isso pode pesar os ambientes. Eleja uma cor, de pedra ou madeira, que esteja mais próxima do tom utilizado na sala. Os acabamentos devem estar em sintonia. Para a cozinha, nada de materiais porosos. Mancham com facilidade e são mais difíceis de limpar.

Outro cuidado importante é contratar profissionais capacitados para o trabalho, pois o ajuste entre os dois pisos deve ser feito corretamente para evitar o aparecimento de desníveis, que possam prejudicar o acesso e a limpeza. É preciso determinar um raio para fazer o nivelamento adequado. Já usei granito entre madeira e cerâmica, por exemplo. O resultado fica ótimo!
   
Planejar um balcão para delimitar os espaços pode ser uma boa saída. Essa foi a alternativa encontrada nesse ambiente.
 
Mas se a ideia é revestir o local com os pisos originais, é preciso verificar se as empresas ainda fabricam os modelos. Essa deve ser a primeira providência. Em seguida, o responsável pela obra irá demarcar a área a ser complementada. Ele deve retirar parte dos dois pisos para a nivelação. A paginação original deve ser respeitada até que os dois materiais se encontrem.

Como são materiais diferentes, a atenção deverá ser redobrada. Na junção não pode haver peças cortadas ou diferenças no posicionamento.


Alternativas que funcionam


Optar por fazer uma cozinha americana com bancada é uma das soluções mais pedidas e costuma ser a ideia mais econômica também. Desta forma os ambientes ficam integrados, mas parte da parede ficará onde está, fazendo as vezes de bancada, sem que o piso precise ser mexido.
Também dá para resolver essa questão com o mobiliário. Planejar um balcão ou até mesmo um armário para delimitar os espaços pode ser uma boa saída.


Combinações perfeitas



É possível fazer diferentes misturas. O importante é saber combinar. Veja algumas dicas e não corra o risco de errar.

- Madeira (na sala) + ladrilho hidráulico (na cozinha)

- Cimento queimado (na sala) + ladrilho hidráulico (na cozinha)

- Madeira (na sala) + cerâmica (na cozinha)

- Porcelanato (na sala) + porcelanato (na cozinha)

- Madeira (na sala) + granito (na cozinha)


fABio qUIntELa
(21) 7741-2953



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você o que achou?

Se preferir pode mandar seu comentário por email:
fabioquintela.arq@gmail.com