Coloque no papel tudo o que você pretende fazer na sua casa e respire fundo. A palavra de ordem é planejamento
Encarar uma reforma ou construção é algo que, na maioria dos casos, requer uma certa dose de coragem. Além do inconveniente de ter pessoas estranhas andando pela casa, a bagunça e a falta de cumprimento dos prazos costumam atormentar até os mais entusiastas por mudanças. Mas há como enfrentar a tarefa sem desanimar
Nestes casos, o mais importante é contar com a ajuda de um profissional da área para programar todas as etapas do trabalho. Outra dica importante é fugir do improviso e contratar empresas especializadas para cada funcionalidade da casa. Confira antes a escolha de todos os materiais e acabamentos; estude as suas necessidades e mãos à obra: a reforma de uma casa muitas vezes se assemelha à construção de uma catedral – parece não ter fim, mas com um pouco de organização ela termina.
Após o projeto ser aprovado pelo cliente e detalhado pelo escritório de arquitetura, a primeira etapa é contratar a empresa de obra civil. O trabalho deve ter início com a demolição das paredes, forros, retirada de pisos e caixilharia, de acordo com o cronograma. Quando toda a parte de demolição estiver concluída, e o entulho retirado do espaço, o próximo passo é construir as novas paredes e fazer todas as aberturas para passagem da tubulação hidráulica e conduítes de elétrica.
Pensar cuidadosamente com antecedência é sempre uma boa pedida. É muito importante ter o layout de todo o espaço já definido nesta fase, pois dele depende o posicionamento de tomadas, interruptores e pontos de água. Como estes pontos dependem de quebrar paredes para posicioná-los, qualquer mudança nesta fase deve ser muito bem pensada.
Se a intenção é ter ar-condicionado, é nesta etapa do trabalho que se deve considerar a instalação das tubulações dos aparelhos ou o planejamento dos splits. Essa é a parte mais suja da obra: cortar, rasgar, demolir e construir.
Deve-se então começar a emassear as paredes e regularizar os contrapisos, para então fechar o forro de gesso, quando houver. É nesse momento que devem ser feitas as furações de luminárias e instalados os revestimentos dos pisos, sejam eles madeira, pedra ou cerâmica. Apenas quando pisos e forro já estiverem instalados é que se pode entrar com revestimentos como azulejos, vidros e espelhos, e fazer a medição final para a produção da marcenaria.
A marcenaria é a primeira coisa a ser encomendada, já que demora de 30 a 60 dias para ficar pronta. Gosto também de aplicar a última demão de tinta nas paredes só após os serviços de marcenaria, que sempre sujam as paredes, por mais cuidadosos que sejam os profissionais.
Pronto. Agora o pior já passou. Surge a parte mais gostosa da obra, que são os pequenos detalhes que dão vida à casa. Tecidos, cortinas e papel de parede são a última coisa, quando a obra já está limpa pois são serviços que não sujam. Parece muito simples, mas o difícil é organizar os fornecedores, para que um não estrague o serviço do outro, e que juntos consigam trabalhar em harmonia e no timing certo. No final das contas, é um quebra-cabeça que vale a pena.
Passo a Passo
1- Antes de começar, tenha um projeto com layout feito por profissional capacitado e totalmente aprovado por você
2- A primeira etapa da obra, em si, será a demolição de paredes, a retirada de pisos e caixilhos
3- Em seguida é necessário retirar todo o entulho
4- Segue-se, então para a construção de paredes novas
5- Esta é a hora certa para fazer rasgos nas paredes e pisos para a passagem da rede elétrica e hidráulica
6- A infraestrutura do ar-condicionado entra nesse momento
7- Regularizar as paredes é o próximo passo
8- Regularizar o contrapiso também
9- Tudo pronto, faça a furação do forro de gesso
10- É hora de instalar os pisos
11- E os revestimentos de parede
12- Faça a pintura geral
13- Instale os vidros e espelhos
14- Instale a marcenaria
15- As luminárias vêm em seguida
16- Bem como as peças sanitárias e acabamentos
17- Por fim, dê um último retoque na pintura.
fABio qUIntELa
(21) 7741-2953
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você o que achou?
Se preferir pode mandar seu comentário por email:
fabioquintela.arq@gmail.com