segunda-feira, 9 de junho de 2014

A arquitetura dos nossos adversários, da Copa de 2014.

 

 

  1º - Croácia

 

Uma arquitetura com ares históricos.

 

Arquitetura na Croácia reflete a influência das nações limítrofes. Influências austríaca e húngara são visíveis no espaço público e edifícios nas regiões norte e central. Grandes praças nomeado para heróis culturais, bem arrumada parques e zonas pedonais, são características dessas cidades ordenadas, ciades. Cores suaves prevalecer, especialmente tons de amarelo e dourado. Nas áreas urbanas, as casas são construídas até a rua. Um pátio interior, por vezes, oferece espaço para um pequeno jardim. Casas modernas em cidades e aldeias têm geralmente dois ou três andares com alvenaria e reboco.

Pula, a mais antiga cidade da Croácia 





Ao longo da costa, a arquitetura é do Mediterrâneo. Casas são normalmente feitas de estuque e pintada de branco, e têm telhados de telha vermelha. Cidades e vilas ainda tem a característica de abrir mercados, praças e igrejas católicas, mas são menos propensos a ser definido em uma grade limpa. De um modo geral, a arquitetura continental é de bitola arquitetura barroca e zonas costeiras são exemplos da arquitetura renascentista.


Igreja de Notre-Dame de Kamen - Dubrovnik - Croácia

Sponza Palácio - Dubrovnik - Croácia







A prova de que as cidades não se medem aos palmos, esta pequena capital na borda da Europa tem movimento, também sabe como mesclar o velho e o novo, é fashion (os designers e a moda da cidade são dos mais criativos do momento), artística e feita de vários sabores. O Museu de Arte Contemporânea, o maior de todo o país, acabou impulsionando a cena vanguardista de Zagreb, uma cidade que ainda apresenta traços da divisão que marcou o seu nascimento e séculos de disputas: de um lado Kaptol, na cidade baixa e onde estão os lugares mais emblemáticos, e do outro Gradec, onde o Museu Municipal de Zagreb é o melhor lugar para ficar a conhecer a história e a cultura da capital.

Zagreb

Quem vai a Zagreb não esquece os mercados ao ar livre, a cozinha caseira ou o comércio de rua, que vêm de influências como a muçulmana ou a húngara, os produtos artesanais que lhe dão um charme especial, os parques e jardins que enchem as ruas de verde e enriquecem a  arquitetura.

Museu de Arte Contemporanea de Zagreb
 
O predio onde se localiza o museu è novo, foi inaugurado no final de 2010 e, pra quem gosta de arte contemporanea, è uma otima oportunidade para conhecer principalmente o trabalho de artistas croatas.

Uma das maiores atraçoes do museu è o “Double Slide” do artista belga Carsten Holler, è um escorregador duplo que funciona tambem como saida do museu.



Brasil ou Croácia? Povos distintos, culturas adversas e beleza a parte. Seja na arquitetura ou no esporte. 

http://dsgnmais.wix.com/central-de-projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você o que achou?

Se preferir pode mandar seu comentário por email:
fabioquintela.arq@gmail.com