Wonderlab (Laboratório fantástico) – Neste movimento “ciência é cool” e, além disso, valoriza o conhecimento raro sobre alguma coisa ou assunto, o que acaba se transformando em luxo só permitido aos mais interessados, que procuram peças mais sustentáveis. O mote do movimento é ver beleza no inesperado e desconhecido. Dessa maneira, as cores vivas ganham destaque em desenhos inspirados em radiografias cerebrais, vírus, moléculas ou na vida aquática. Os consumidores desta tendência são chamados de “Democtratic Hedonists” (“hedonistas democráticos”), que procuram e aprendem a viver em novos estilos de vida, buscando conhecimentos raros e inspirados em comportamentos Sci-Tech – que une tecnologia e ciência.
No design de interiores, o Wonderlab chega aos banheiros, por exemplo, em uma cor onipresente e blocos monocromáticos e brilhantes, com desenhos moleculares. Já a cozinha pode ser brilhante, colorida – uma cor predominante ou mescla de cores -, pois é um lugar criado para experimentar, o espaço onde a natureza encontra a ciência.
Story of Now (História do agora) – Esta tendência tem uma roupagem mais moderna e contemporânea. Valoriza tudo o que é real, do bonito ao feio, do normal ao estranho, ou seja, a beleza está em tudo o que existe. A inspiração vem da arte de rua e da pós-modernidade. Os consumidores desta tendência são os “Reality Worshippers” (veneradores da realidade), que celebram o real e o mundano e querem transmitir isso na forma de vestir e estar na vida. Este movimento chega ao design de interiores com mobiliário compacto e mais flexível. Os banheiros ganham revestimentos com mais informações e ousadia. A cozinha é o centro da casa, onde as pessoas interagem e se comunicam.
A decoração de ambientes deixou de ser um serviço de luxo supérfluo para ganhar funcionalidade. A tecnologia aliada a formas arrojadas é hoje o mote do mercado de design de artigos para casa, especialmente para cozinhas e banheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E você o que achou?
Se preferir pode mandar seu comentário por email:
fabioquintela.arq@gmail.com