segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Um Toque de Inclusão Social - Um Projeto - Varias Mudanças


Com o Projeto de Habitação de Interesse Social, na Vila do João - Complexo da Maré no RJ, desenvolvido pelas arquitetas Natalia Parahyba e Priscila Marques. Nós da 'dsgn+ fomos convidados a dar o pontapé inicial, o convite veio nesta sexta-feira 29/08 pela ilustre Sra. Regina, onde ficamos encarregados de projetar a escola de dança da Vila do João.
 
O projeto de habitação tem como base propor também um crescimento verticalizado e o compartilhamento de áreas não construídas para melhor aproveitamento e uso do solo.
As edificações propostas são ‘caixas’ que podem chegar a até três pavimentos e em seu interior é proposto uma flexibilidade de usos e adaptação a possíveis mudanças.

 
 
As circulações são externas às ‘caixas’ para otimizar os espaços internos e manter um constante fluxo de pessoas nos espaços de
uso comum.
 
O sistema construtivo proposto para a construção dessa caixa foi de adotar uma estrutura interna metálica, laje alveolar apoiada e fechamento lateral independente com blocos estruturais de tijolo ecológico. Esse sistema modulado permite economia no tempo da obra e no custo da construção.
 
 
Baseado nessa primícia, nós da 'dsgn+ arquitetura e interiores, desenvolvemos um conceito inovador, afim de dar suporte ao projeto habitacional proposto pelas arquitetas Natalia Parahyba e Priscila Marques.

Imagem da Vila do João, aos olhares dos moradores
Projeto habitacional proposto
 

 
Desta forma, faremos de uma "laje" o trampolim para o futuro de muitos jovens, adultos e moradores da terceira idade, que vivenciaram por décadas uma comunidade violenta e desestruturada, onde o conhecimento se reprimia as margens das vielas. Com o projeto, conhecimento e oportunidade farão dos ilustres moradores a inclusão sem descriminação.